O Templo de Tuljapur é um templo hindu dedicado à deusa Bhavani (aspecto Parvati de Durga). Está localizado em Tuljapur, no distrito de Osmanabad, em Maharashtra, e é considerado um dos 51 Shakti Pithas. Está localizado a 45 km da cidade de Solapur. O templo foi construído em c. século XII dC. Bhavani (também conhecido como Tulaja, Turaja, Tvarita, Ambā e Jagadambā) é o avatar de Parvati, a deusa hindu. É uma forma de Durga adorada em Maharashtra, e também de Rajputs do norte de Gujarat, norte de Karnataka, oeste do Rajastão e Punjab. Bhavani se traduz como o "doador da vida", significando o poder da natureza ou a fonte da energia criativa.
Shivaji Maharaj, o fundador do reino Maratha, sempre visitou este templo para buscar suas bênçãos. A lenda deve ser creditada por dizer que a Deusa deu a ele uma espada chamada 'Bhavani Kadga' pela qual Shivaji teve sucesso em suas expedições. A história do templo remonta aos dias de 'Skanda Purana', conforme mencionado nas Sagradas Escrituras. De acordo com a história épica, havia um sábio "Kardam" e sua consorte "Anubhuthi" com uma criança nesta área. Após sua morte, sua esposa "Anubhuthi" fez penitência para a deusa Parvati em nome de Bhavani nas margens do rio "Mandakini" para cuidar de seu filho. Havia um demônio (Rakshasa) chamado "Kukur" que a torturou.
O Templo Tulja Bhavani é um dos templos mais antigos de Maharashtra. O Templo Hindu Lord Tuljabhavani está localizado em Tuljapur. TuljaBhavani Tuljapur Darshan fornece Live Darshan Online de Tuljabhavani.